Unidade de DVD bloqueada?!

Resumo::

Diante do volume de dados atuais que cada pessoa (e computador) lida, os CDs estão se tornando cada vez ‘menores’. Não, eles não estão perdendo capacidade, mas os mesmos 703MB já não seguram as pontas diante de PhotoShop e videos do YouTuBe, a infinidade de itens que se salva é imensa… imagens maiores e com maior resolução ocupam facilmente o triplo de espaço, tornando a capacidade de um CD 2/3 menor, com isso desponta o DVD. Seria perfeito se fosse exatamente como o CD, mas não é… ainda!

writemaster

 

Regiões, uma tentativa de barrar a pirataria ::

A primeira coisa a se captar no DVD é que, diferente do CD, ele possui travas de região. Isso faz com que ele possa ler dados de certos lugares, mas não de outro. Essa medida foi adotada em virtude dos filmes principalmente para evitar a propagação de pirataria. Jogos de PC se beneficiam disso também.

Enquanto nos EUA a região é 1, na China é região 5 e no Brasil é região 4. Isso faz com que um disco de uma região "não rode" no de outra. Na verdade o drive, pela firmware dele (algo similar a BIOS da placa mãe) instrui que ele é o que se chama de RPC-2 (bloqueado). Os drives mais antigos e os atuais com uma nova revisão de firmware são chamados RPC-1 (desbloqueados).

Para saber o que seu drive pode ler e gravar, além de ser ou não bloqueado, use este programa:

dvdinfo

DVD Info Pro (32bits)DVD Info Pro (64bits)DVD Info Pro (Windows 98)
Estas versões são FREE, expiram após 28 dias e são suportadas por banners.

Se é SÓ pra saber se o drive está bloqueado, pode-se apelar ao Driver Region Info:

driveinfodrivedeslb

O Windows pode lhe dizer, abrindo as propriedades do CD, mas caso o seu drive não tenha a trava sendo um RPC-1, o Windows por padrão irá retornar a área dele mesmo.

inforxp

Unidade Samsung WriteMaster TSSTCorp SH-S182D SB03

Antes que eu faça um review do drive, serei breve em dizer o que vi de bom e ruim no WriteMaster.

PRÓs:
• Suporta gravar CD-R/RW a 48x/32x e DVD±R/-RAM/+RW/-RW a 18x/12x/8x/6x
• Suporta Bitsetting para DVD+R/+RW/+R DL (BookType para DVD-ROM)(permite que discos gravados sejam lidos em player de DVD)
• Pode rippar CDs de audio, Lê CD-ROM a 48x e DVD-ROM/DVD-video SL a 16x
• Pode forçar gravação CD-R de 80min a até 99min!!
• Pode escanear discos para avaliar qualidade da gravação
• Preço equiparado ao gravador da LG H20N (16x)

e

CONTRAs:
• Lê CD-R/CD-RW/CD-DA a apenas 40x (dos 48x)
• Lê DVD±R/RW/±R DL a apenas 12x/8x/8x (dos 18x)
• Não pode forçar gravação de discos DVD±R além da capacidade
• Não possui LightScribe ("imprimir" no disco)
• Apenas 1 led verde para leitura e gravação (indicador de duas cores seria melhor!)

Sem mencionar, talvez a coisa que seja mais interessante a quem adquirir um destes, é que ele suporta "sheep test ". Note que sempre aparece alguns testes de gravadores de DVD o "sheep test", bem como nas instruções do mesmo em alguns casos, o dito teste é na realidade um teste para o CLONE DVD, criado pelo Alexander Noé, para determinar se uma unidade pode gravar pontos críticos de um ‘safe-disc’ (disco protegido de cópia) para um backup do mesmo.

Sem sheep: Não pode criar backup de nenhum Safedisc versão 2 sem ajuda de software.

1 Sheep: pode criar backup de Safedisc 2 até a versão 2.4x sem ajuda de software.

2 Sheep: pode criar backup de Safedisc 2, incluindo a versão 2.5x.

3 Sheep: pode gravar todos os possíveis setores críticos, se nenhum outro gravador puder fazer.

Nesse caso, o gravador da Samsung é "2 sheep", isso é algo muito BOM.

É notável que as VANTAGENS superam as desvantagens, especialmente pelo preço dele. Eu recomendo esse Produto.

Desbloqueando a unidade ::

Ok, sabemos que esse drive está bloqueado para região 1 (EUA). Com isso poderia desconsiderar, salvo por mudar a região para 4, ver filmes em DVD alugados numa locadora, por exemplo. Exceto, é claro, que eu desbloqueie o meu próprio drive atualizando a firmware dele por uma RPC-1!

Então vamos a caça do RPC-1 para essa unidade, o procedimento para desbloquear a firmware seria, basicamente, a troca da firmware por outra sem a trava de região. Para isso, teria que obter um programa do fabricante que faça essa troca.

De posse das informações do drive…

marca: Samsung

modelo: SH-S182D

firmware: SB03

…vamos ao site da fabricante (Samsung) pegar o programa (SFDNWIN, no caso) para substituir a firmware via Windows. Isso pode ser feito pelos próprios sites abaixo ou acessando o site da fabricante.

sfdn1

Alguns sites (em inglês) certamente poderão lhe trazer o seu firmware, apenas tome MUITA atenção sobre o modelo e versão da firmware para a atualização, se optar pela de um modelo errado poderá danificar gravemente a unidade com um instruction set diferente, além de deixá-lo incapaz de executar.

Alguns sites que possuem firmwares RPC-1:
Codeguys.rpc1.org (Lite-On e SONY)
tdb.rpc1.org (NEC – HP, DELL – SONY, Pionner Benq, Philips e LG)
forum.rpc1.org (firmwares não oficiais)
k-probe.com (links de firmware oficiais de todas as fabricantes – e programa para atualizar no Win)
Este separado traz as firmwares orifginais dos drivers de DVD, sendo RPC-2.

Então, infelizmente no momento em que fiz esta matéria pro modelo TSST Corp SH-182D – SB03 (firmware de maio de 2006), ainda não existia uma firmware RPC-1. Havia uma firmware que corrige uma falha de cópia de CD, o que por si já vale a pena para tirar mais proveito do equipamento.

sfdn2

Acima após baixar a firmware, descompactá-la na mesma pasta do programa e clicando no abrir (o primeiro ícone, da pasta azul). Note que os dados tem que ser IGUAIS, para sinalizar que é exatamente pro mesmo driver, um erro aqui é fatal ao funcionamento do drive.

sfdn3

Sem nenhum disco na unidade, clicando no segundo ícone ele atualiza a memória flash do drive e com isso a firmware (ainda RPC-2 neste caso, mas mais atual), o processo leva em torno de 1 minuto e é totalmente automático, não requerendo NENHUMA intervenção. Ao findar a atualização, o reinicio é obrigatório.

Ao reiniciar, o drive estará já com a memória atualizada. Além de correção de pequenos bugs, a atualização de firmware auxilia na adição de novos tipos de mídia, de modo que o driver aceite todos os discos possíveis a venda no mercado. Sendo assim atualizar a firmware é algo tão importante quanto atualizar os drivers do seu hardware, bem como executar hot-fixes e demais melhorias advindas com o tempo para aproveitar ao máximo o seu equipamento.


Update 22/12/2007: Insatisfeito com o RPC-1 e com problemas na leitura do drive, decidi arriscar e pegar uma firmware diferente da que meu drive possuia e atualizei para a versão SB06. Surpresa geral, drive não só não apresentou falhas, como ainda se tornou RPC-1 e agora aceita todo tipo de mídia que eu inserir nele.

Conclusão ::

Atualizar o firmware é fácil, mas requer atenção para evitar erros.

Verificar antes do ato de compra se há uma firmware RPC-1 pro seu driver é interessante para aproveitar o máximo dele.

RPC-1 é um direito seu, que está PAGANDO para usar o gravador de DVD… se estamos em UM mundo, por que dividí-lo em 7?! Por isso, assine o abaixo assinado e se junte a batalha contra o DRM (Gerenciamento de Direitos Digitais, sigla em inglês).

Acesse:

http://www.defectivebydesign.org

e una-se ao abaixo-assinado CONTRA O DRM.

Publicado no Projeto OnBoard em 01/01/2007 e última atualização em 22/12/2007