SNES-Station, Super Nintendo no seu PlayStation 2

Por Felipe Ribeiro Donadio

Resumo ::

SNES-Station é um emulador de Super Nintendo que cria arquivos para você juntar com as suas roms e fazer uma imagem ISO para gravar em CD ou DVD e jogar no Playstation 2. Mas isso com mais qualidade do que no emulador de PC e mantendo os mesmos recursos, como salvar o jogo e também salvar o estado atual do jogo caso (este caso você perca uma vida ou cometa algum erro, permite voltar ao ponto salvo ;0).

Eu até me assustei com a qualidade e velocidade com que o PlayStation 2 roda os jogos de Super Nintendo e, claro, no grande conforto que o joypad do PlayStation 2 proporciona com controles bem mais precisos que no seu teclado. Sem mencionar que na sua TV normal os gráficos ficarão muito mais suaves, precisos e perfeitos que quando rodados no seu PC, ficando igual como seria se jogado no Super Nintendo.

Naturalmente, isso vai requerer que seu PlayStation 2 tenha algum MOD Chip (estar destravado) para ler o disco, mas isto é algo bem comum no Brasil desde as versões mais antigas dele.

Passo a passo, como fazer ::

Acesse o site do SNES-Station (clicando AQUI), nele clique em Downloads e baixe a versão v0.2.3 WIP 24/01/2004, como destacado na imagem abaixo:

download[4]

Após baixar o arquivo (de 639KB), abra a pasta onde ele está (em vermelho, na imagem abaixo), extraia os arquivos do .ZIP (destaque em verde) e baixe suas roms, colocando elas na mesma pasta (em azul) sozinhas ou organizadas em pastas individuais. Não precisa descompactar as ROMs se estiverem zipadas (.ZIP).

dezip[4]

Criando a compilação ISO ::

Abra um programa para montar a ISO e gravar CDs, de preferência o próprio Nero Burning ROM, nele siga estes passos, ilustrados nas imagens abaixo. Crie uma nova compilação de ISO, na aba multisessão certifique-se de que o disco não terá mais gravações (sem multisessão). Isso lacra o disco, não lhe permitindo modificar o conteúdo depois, mas é o modo que o PS2 requer para ler corretamente o disco.

no-session[4]

Na aba ISO, escolha MODO 2 para modo de dados, sistema ISO 9660 e nome de arquivo 8.3 (o antigo).

iso[4]

Na aba Gravar, selecione a opção “Gravar disco” selecione “Finalizar disco” marque a menor velocidade de gravação possível e use o método “Disc At Once” depois clique em "Novo", mais abaixo.

grabar[4]

Colocando as ROMs e criando o disco ::

Procure a pasta onde você extraiu o Snes Station e coloque os arquivos INSTALL, SNES_EMU.ELF e SYSTEM no CD como na imagem abaixo:

creating[4]

Em seguida, adicione as ROMs, mesmo zipadas ou em pastas, no CD a ser gravado, como na imagem abaixo, Insira um CD-R virgem (não pode ser CD-RW — regravável), escolha a menor velocidade e clique em gravar.

burn[4]

Espere a gravação ser concluída e teste no seu PlayStation 2, você vai se surpreender.

Publicado no Projeto OnBoard em 25/07/2007