REVIEW ONBOARD:: Need For Speed: Carbon

Resumo ::

Obtive acesso ao último NFS lançado até o momento, o Carbon.

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O jogo é a continuação do Most Wanted (também conhecido por Most Frustrated), que incrivelmente havia sido uma das piores versões da série, perdendo para o Underground 2 (ainda hoje sucesso) em todos os quesitos, salvo a qualidade gráfica.

A Eletronic Arts repetiu a dose de fazer um bom jogo de corrida, somado ao efeito Underground do novo filme do Velozes e Furiosos (3 – Tokyo Drift), que deu algum fôlego ao NFS como conhecemos hoje. O Carbon é, na prática, o Most Wanted com todos os itens de sucesso do Underground, mas trocou os rachas de DRAG por sutís DRIFT. Gostou da série Underground, acha bonito o Most Wanted, certamente vai adorar o Carbon. É corredor, mas não faz o estilo drag, este é pra você. Buscando desafios competitivos, mas não ladras como no Most Wanted, esqueça, esta é uma das versões mais fáceis da série.

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Configuração do PC de teste e Mínimo Requerido ::

Micro usado no teste
CPU: Intel Pentium 4 520 (2.8GHz – Rev D0 – 1MB L2 – 800MHz BUS – Prescott)
MoBo: MSI MS-7058 (chipset Intel – rev B1 – BIOS American Megatrends Inc. V1.9B0)
RAM: 1GB DDR 333MHz (2,5-3-3-7 – 512MB x2 – dual channel – Samsung PC-2700)
VGA: MSI RX-600 TD128/128 (128MB – 128bits – PCI-Express 16x)
HD: Samsung Sata SpinPoint (HD080HJ – 80GB – Sata – 7200RPM – 8MB buffer)
Fonte: DrHank 250w REAL (250w)
Sistema Operacional: MS Windows XP Professional SP2 Som e demais itens: integrados

Rodou o jogo em 800×600 com todos os efeitos ligados no máximo (em modo avançado), desligando apenas o motion blur (que vem desligado mesmo) e o AA (Anti-Serrilhado).

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Para rodar o Carbon, você precisa:
CPU:
1.7GHz ou mais rápido
RAM: 512MB
VGA: 64MB*
Espaço livre no HD: 4,7GB
Drive de DVD: 8x de velocidade Placa de Som: Compatível com DirectX 9.0c
Sistema Operacional: MS Windows 2000/XP
DirectX: Versão 9.0c
Jogo OnLine: 512kbps ou mais rápida; 2~8 jogadores
Entrada: Teclado e Mouse
Opcional: Volante USB / Duo-Analógico joystick

*chipsets suportados:
• nVidia GeForce 4 Ti-4200 ou superior (GeForce MX não é suportada);
• ATi Radeon 8500 ou superior

Versões de laptop podem funcionar, mas não são suportadas. DirectX 9.0c está incluso no disco, mas você poderá ter de atualizar os drivers de video e som para versões atualizadas.
NOTA: O disco possui travas de proteção que poderão ocasionar conflito com alguns DVD-ROM, DVD-RW e drives virtuais.

Primeira Impressão ::

NFSMW a noite! Você tem o mesmo roteiro base, começa guiando o mesmo carro (BMW M3 GTR), mas em vez de ser tomado no início, como no game anterior, você começa em fuga do Sargento Cross e seu Corvette, até que o seu carro dá PT (Perda Total) numa manobra tosquíssima para o ‘most wanted’ em fuga, encaixando ele de ré numa carreta de canos que estava ‘de bobeira’ no meio de um canyon a noite.

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De cara, a primeira coisa a fazer é, ajustar a resolução, por alguma razão a versão que testei (1.2), não faz isso adequadamente pra você na primeira jogada. Outro problema de tela reportado em comunidades da série é que em Notebooks e afortunados que dispõem de monitores em formato widescreen, o jogo fica distorcido por que só exibe no padrão 4:3 (widescreen = 16:9).

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A segunda coisa a ajustar são os comandos. Por alguma razão desconhecida, os desenvolvedores acham que aquela distribuição antiga é RUIM e decidiram modificar o esquema de teclas todo, deixando o jogador completamente perdido no começo do game.

Feito estes por menores, você está pronto para jogar o Carbon.

Começando o jogo ::

Depois de perder o carro, o respeito e estar com pouca grana, você fica ‘aos cuidados’ de uma mulher (Nikki) que vai te gerenciar a subir na carreira (básico, como um bebêzão). Você, pra variar, começa MAL no jogo, pendurado com a gata que vai te dizer o que e como fazer. E como são muito generosos, você deve escolher 1 dentre os 3 carros para dar começo ao jogo. Cada qual, dos 3 modelos iniciais, segue um modelo base diferente, com características distintas para pilotos com necessidades/habilidades únicas.

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Entrou no modo de freeroam, como no NFSU2 e NFSMW, não terá dificuldades de encontrar as provas e itens… são coloridos e bem sinalizados com ícones, sendo o verde a sua casa:

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O nitro é uma das coisas que se mantiveram do NFSMW, sendo "regenerativo" a medida que corre. O mesmo para o "slow motion". Com os parceiros em corrida, a quantidade de teclas a pressionar aumentou, mas a síntese das corridas continua a mesma, acelera e ganha.

Territórios, conquiste! ::

O jogo, parece, imitou dos recentes o GTA SA nesse sentido. Querendo dar uma de ‘estratégia’, você tem territórios no mapa, os seus adversários têm os deles e a medida que avança sobre o terreno alheio no modo freeroam, a tendência a dar de cara com a polícia aumenta ( heat UP).

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Isso foi mais bem bolado que simplesmente bloquear o caminho, confesso, tornou a experiência mais interessante. Para conquistar e avançar no jogo, tem que ir vencendo e tomando as áreas, cada área tem um líder a ser desafiado, sendo os 2º e 3º a escolher na ordem que quiser, cada qual com um estilo de carro diferente. Na última prova do grupo a ser eliminado você tem que desafiar o chefe do grupo ( Rival Crew) em 3 corridas; uma corrida na área do rival e, na vitória desta, parte pras corridas no Canyon.

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Vitorioso ali, sua hegemonia fica inquestionável, o território fica conquistado¹, seu rival é derrotado², podendo até perder seu carro ( Pink Lip) pra você (menos o último, o Darius).

conquistas1¹conquistas2²

São quatro gangues ‘principais’, que constantemente irão lhe atacar depois de conquistar os territórios deles e, quanto mais terrítórios tiver, mais chance de ser atacado você tem. No geral, após uma vitória qualquer nas provas seguido de fuga da polícia, você tem uma tela de desafio, ganhe e o território permanece seu, não jogue ou perca (desistindo após) e perderá o controle sobre aquela prova (3 provas da mesma área = 1 território), perdeu as 3 provas da mesma área e perde o território.

Você ainda poderá ser desafiado a um racha no modo freeroam pelos seus rivais (fique vagando um pouco, devagar, parando, que eles aparecem no mapa ou perto de você), como está colocado mais abaixo.

Avançando no jogo ::

Não basta mais escolher o seu carro de começo no jogo e ir com ele até o fim, tampouco espere exibir 20 carros na sua garagem se quiser realmente jogar sem cheats. O jogo é bem curto e fácil, você não tem mais 60 provas a fazer em modo de "arcade", mas tem testes com bronze, prata e ouro para abrir novos itens e carros no modo carreira. Um de cada tipo de desafio disponível no game. Os carros agora são separados por momento de jogo, chamado TIER. Inicie no TIER 1, que são um dos carros que você começa ou pode comprar ainda no primeiro território do jogo, avance ao TIER 2 com seu segundo rival, com carros mais velozes, sinta o jogo se tornar difícil ao esbarrar ao passe pro TIER 3, onde os carros tem mais aceleração e velocidade e, obscuramente, os carros mais TOP do TIER 3, que deixam todos os demais na poeira facilmente.

O jogo separou os carros em 3 grupos:

exotictuner- muscle

• os EXOTIC são aqueles carros mais esnobes, são bom no overall, tem boa dirigibilidade e velocidade.

• os TUNER são os carros mais afinados, perdem na velocidade, mas compensam na dirigibilidade.

• os MUSCLE são os carros mais brutos, tem aceleração e velocidade, mas são difíceis de segurar.

Não há opção de DRAG, infelizmente, o que tirou um pouco o embalo de se comprar um MUSCLE. Não há aquelas frescuras de papagaiar o carro para ganhar estrelas e avançar no jogo, mesmo o jogo te dando MUITAS opções de mudanças visuais. Felizmente, a EA prevendo que você teria POUCOS carros e pra facilitar a sua vida, te permitiu no modo de carreira, pagar $1000 para baixar 1x do nível de procurado, Most Wanted é coisa do passado, a onda é ser o primeiro no sub-mundo de corridas discretamente.

Dos TIER, só entristece muito ver que alguns carros reconhecidamente bons em outras versões, serem fracos nesta, como o RX-8 (TIER 1), o RX-7 (TIER 2) ou o R34 Skyline (começo do TIER 3).

Opções atraentes, crie seu carro ::

Esta é, disparada, a versão que te dá mais controle das opções de personalização, mas sem te cobrar a fazer uma miscelânea no carro.

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Você tem seu estilo, faz do seu carro o seu modo, seja uma árvore de natal ou um modelo original.

Infelizmente notei que a EA não re-introduziu características do NFSU2 que não apareceram no NFSMW, (algumas por razões óbvias, por ser diurno):

• Som (em vez de incrementar o jogo com torneio de som, igualmente customizável)
• Neon (já que o jogo é noturno de novo)
• Retrovisores (só peças originais)
• Faróis e Lanternas (denovo, só originais)
• Adesivos para vidros (estes tinham no NFSMW, não notei no Carbon)
• Adesivos para porta (pode-se colocar um a um, mas aqueles das marcas em lista, esqueça)
• Abertura de Portas (nem espere ver elas abertas)

Mas há novidades, como uma pintura sólida, abaixo os seis tipos de pintura disponíveis no Carbon:

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GLOSS (Fosca Encerada) e METALLIC (Metalizada)

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MATTE (Totalmente Fosca) e CHROME (Cromada)

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CANDY (Fosca reflexiva) e IRIDESCENT (Reflexiva, varia com luz)

Lamentávelmente o Carbon não possui um tom de azul que seja azul mesmo, ficando no carro algo entre o azul celeste e um roxo (sem aqueles tons que tinham no NFSU2), um que sofre com isso é o Skyline, que ficou quase descaracterizado com aquele tom levemente arroxeado de azul.

Como se não bastasse as peças que você pode trocar, desde parachoques, até body kits inteiros, aerofólios, saias e rodas, você pode ainda, com os membros certos no seu grupo (os FABRICATOR / FABRICANTES) se usar do modo AUTOSCULPT. Nesse revolucionário sistema, você pode ajustar finamente as peças, permitindo uma interatividade única com seu carro, instantâneamente.

autosculpt

O AUTOSCULPT sinaliza com desenhos o recorte base da peça, com submenu para ajustar esta da forma desejada.

VINIL também ficou muito mais interessante, permitindo que você mude a cor dos itens e faça ajustes mais precisos, de posição, escala, rotação e distorção, tornando quase infinita as possibilidades.

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Poderia ter uma opção de carregar um arquivo do PC para personalizar o carro com um padrão único.

O Ride Height permite, de forma nova nesta edição do NFS, alterar a altura do carro rapidamente:

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Ressalvo que não notei diferenças entre estar com o carro mais alto ou mais baixo no decorrer do jogo… a princípio a mudança é meramente estética.

Melhorias e novidades in game ::

Várias. A começar, o carro não fica dançando tanto, conseguiram enfim dar aquela sensação de tração desejada no NFSMW que havia ficado DESASTROSA quando se parava o carro. Agora, você consegue arrancar sem ter de nitrar numa boa e o carro desenvolve uma velocidade de forma mais realista que na edição anterior. Esse é um ponto crucial para se preferir o Carbon ao Most Wanted no meu ver.

As capotagens impressionaram um bocado e acontecem com maior facilidade do que se imagina, a engine que faz com que se sinta a gravidade melhorou bastante, não tente vir a 250KM/h e fazer uma curva fechada nitrando, mesmo em slow motion, que é certeza de capotar. Note que há mais efeitos também na capotagem do carro, isso torna o jogo mais interessante visualmente.

capotagem

A grande sacada da EA nessa versão foi expandir o sucesso do Camaro ’69 no MW, introduzindo os muscle cars do começo ao fim do jogo e relembrando vários carros famosos de antigamente.

carros_antigos

E acredite, muitos vão curtir guiar um muscle em algum momento do jogo. Pistas com longas retas dão mais vantagem a estes carros, mas esqueça as curvas.

Outra coisa legal, apesar de na garagem não funcionar mais o botão do meio do mouse (como no NFSU2), são as opções de rotação de câmera, e isso tanto para visualizar o carro na garagem quanto durante as partidas e na loja de carros.

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Na garagem e em freeroam

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Durante corrida e durante um desafio

Uma novidade interessante são os traços de velocidade, parece que inspirados nos animes e mangás, que dão uma perspectiva melhor de velocidade ao jogo (como o motion blur ao nitrar no NFSU2):

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Há, ainda, mais uma novidade curiosa, estilo ‘protetor de tela’, ao se deixar o carro parado um pouco sem pressionar nenhuma tecla (pode-se pressionar acelerador + freio para ver o carro tracionando):

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A possibilidade de se quebrar numa corrida de Canyon também é uma das melhores novidades no jogo, se por desatenção, lhe obrigando a repetir as duas provas. Porém, aqui foi notada uma falha grave do jogo, a câmera tem um rollside, ou seja, ela DESLIZA, te fazendo perder a noção de que ponto se está indo em direção do precipício, e o melhor é que não tem opção de desligar! Ou seja, atenção DOBRADA ao colocar o carro perto dos penhascos…

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Por fim, os carros ‘comuns’ no jogo agora estão bem mais detalhados, integrando-os ao jogo de forma mais realista que aqueles cubos deslizantes de antigamente e os objetos a se atropelar nas corridas agora dão uma noção de peso diferente (entre sacos de lixo de 80Kg e árvores de isopor) um avanço interessante:

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Member Crew – as parcerias ::

Nesse jogo, uma das maiores novidades é que como no NFSU2, que você recebia beeps e telefonemas comentando sobre o local das corridas, no Carbon agora esses ajudantes estarão contigo na maioria das provas.

Assim como os carros, eles são divididos por habilidades/função e você pode alternar entre eles, tendo sempre 3 junto com você – apenas 1 é selecionado como ativo por corrida, a escolher livremente -, dos quais são pareados (um aparece num momento e outro pode substituir com a mesma função, mas melhor, e que adiciona alguma novidade tanto em corrida quanto em carreira, são eles:

samson
Nome: Samson
Função: Bloqueador
Habilidade: Reparador
Estilo de carro: Muscle
Carreira: Sua área tem menos polícia
Corrida: +10% de dinheiro por vitória
neville
Nome: Neville
Função: Bloqueador
Habilidade: Reparador
Estilo de carro: Tuner
Carreira: $200 a mais por vitória
Corrida: heat up de zona não muda
nikki
Nome: Nikki
Função: Cria vácuo pra você
Habilidade: Mecânica
Estilo de carro: Exotic
Carreira: 10% de desconto pra carros
Corrida: 50% + velocidade e nitro
yumi
Nome: Yumi
Função: Escolta
Habilidade: Mecânica
Estilo de carro: Tuner
Carreira: 10% de desconto em peças
Corrida: 25% mais nitro
sal
Nome: Sal
Função: Escolta
Habilidade: Fabricante
Estilo de carro: Tuner
Carreira: Habilita itens personalizados
Corrida: Vencendo não atrai polícia
colinNome: Colin
Função: Cria vácuo pra você
Habilidade: Fabricante
Estilo de carro: Exotic
Carreira: Habilita itens personalizados
Corrida: Área de vácuo maior

De começo, você joga com o Neville (seu primeiro member crew), Nikki ainda dá as cartas e não corre pra você, os demais membros virão ao seu encontro com a derrota dos chefes deles, menos Sal, ele é ‘seu fã número 1′ e não tinha time. A primeira a vir depois das vitória é a Yumi, logo após a vitória do primeiro chefão e da conquista da primeira área das 4 do jogo.

blockerBloqueador: Neville e Samson

Sinceramente, até pela facilidade do jogo, correr com um bloqueador tira totalmente a graça, você passa a frente, aciona ele quando o terceiro se aproximar (o segundo será ele para ser ativado). Então, diante disso, a Yumi ou o Sal são as melhores escolhas, sendo a Yumi a minha favorita no jogo. A função do escoltador é te mostrar os atalhos, mas diferentemente dos demais, eles não dão chance de você passá-los no fim das corridas, ao contrário, quase te desafiam a chegar a frente (correndo melhor que os próprios adversários). Sendo a Yumi muito competitiva e melhor que o Sal.

scoutEscolta: Sal e Yumi

Tanto a Nikki quanto o Colin são opções interessantes no fim do TIER 2, quando carros do TIER 3 aparecem, pois quando acionados eles te passam e correm mais, para que você vá só no vácuo deles, por correrem mais, as provas de pedágio ficam extremamente fáceis quando a média distância você aciona eles. Mas não dá pra gostar de correr com um ‘amigo’ que começa a tesourar e freiar na sua frente o tempo todo.

drafterCriadores de Vácuo: Nikki e Colin

Não se assuste com "Member crew win" no final de uma prova, isso, claro, considerando que você anda a FRENTE, se você for MAL na corrida, eles irão MAL também. Especialmente com a Yumi como ativa na corrida.

Você ainda poderá personalizar externamente o carro de cada um no seu time, tornando-os iguais ao seu modelo, com as suas marcas e linhas. Apenas se atente que seu time também muda de carro no decorrer do jogo.

Rachas, denovo diversão contra o PC aleatóriamente ::

Como no NFSU2, você pode desafiar corredores de rua durante um freeroam. Mas diferentemente de começar andando, no geral você arranca parado mesmo, como na imagem abaixo:

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As corridas são muito mais fáceis que as do NFSU2, por sinal… seguindo o GPS até um dos pontos que escolheu como ‘chegada’, fica realmente fácil.

Problemas ::

Realmente, rodar o jogo com uma VGA sem PixelShader 3.0 e Direct X 9.0c embutida, faz uma diferença danada.

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Repare a incrível mínima diferença entre o Darius normal do video (à esq.)e o Darius vetorial (à dir.).

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Ao que parece, a quem for jogar com VGA que possui PixelShader 2.1 e com DX 9.0 como eu, terá de apreciar dentes podres e olhos profundamente negros, entre outras coisas. O mais interessante é que essa parte do jogo poderia ser CGI sem problemas!

Como citado no começo, várias comunidades anunciaram que havia problemas para quem quer jogar ele com monitores em formato widescreen. Já há, entretando, patch para consertar isso, na seção de download do nfs-planet.de. (site que eu uso normalmente para obter atualizações do jogo e outros itens)

Vídeos, MUITOS vídeos ::

Uma das principais razões do jogo ser tão precocemente curto, ao meu ver, é a quantidade agora exagerada de videos… qualquer coisa, por mais insignificante na história do jogo, merece um video.

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Muitas vezes você assiste um antes de correr e ao terminar assiste outro. E estes videos acabam sendo longos, creio que os desenvolvedores devem gasto muito mais tempo neles que no resto do jogo em si.

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Não que vê-los seja chato, mas passar mais tempo ocioso, vendo, que jogando desanima qualquer jogador. A sensação é a de estar assistindo um filme um pouco mais interativo.

Conclusões ::

notaUm jogo realmente curto e fácil, feito sob medida para jogadores casuais que estão jogando sem ter que ficar pensando e analizando probabilidades, é entrar, correr e vencer. Simples assim.

É envolvente para quem gosta do gênero, mas o mapa é enjoativo, não tem aquelas diferenças de áreas como NFSU2, sendo que dá a sensação de estar andando no mesmo lugar em círculos sempre, tal qual no NFSMW.

Requer um PC razoável (CPU de mais de 2GHz e uma VGA de 128MB/128bits) como o que usei para que se rode com todos os efeitos ‘básicos’ ligados, dá para rodar BEM e obter o máximo do jogo, mesmo que em 800×600.

Os desafios não são exagerados como no NFSMW, mostrando que a EA é 0,8 ou 800 nesse sentido. Espero que na próxima versão fique mais equilibrado.

Links Recomendados ::

NFS PLANET (em Inglês)

Publicado no Projeto OnBoard, atualizado em 06/12/2006