NOVA MENSAGEM: Ahh não, SPAM!!

Resumo ::

Todo santo dia, você que fica plugado na Internet, recebe pelo menos 2~8 emails que não levarão a nada, dado que está antenado sobre as "ameaças" que tentam induzir ao erro de um click pro inferno digital da sua vida moderna.

Eles bem que tentam, mas são tantos todos os dias que você sequer lê mais o que dizem, lasca o delete sem nem abrir mais a mensagem da "alicinha sem calcinha" ou "clique AQUI, veja o que você ganhou".

Baseado no entulho que recebo todos os dias nos meus 4 emails, que visam diferentes usos, sinto qual a tendência do futuro spammer. É o que quero defender aqui hoje.

Caso 1 – Clássico Spammer sem criatividade não pega ninguém ::

spam1

Estes estão fadados a desaparecer. O velho e retardado "link enviado errado" (engenharia social) sobre alguém famoso, ou coisa do tipo envolvendo alguma marca famosa (no caso, Globo.com). Os "arquivos anexos" (que sequer estavam anexos…) do tipo ".CMD" figuram hoje no rodapé de ameaça spam, visto que o número de trouxas que caem nesse se reduz dramáticamente todos os dias. Qualquer um com cabeça para apontar o mouse no link e olhar na BARRA DE STATUS dispensa esses sem ajuda de nenhum software.

O alvo provável desse tipo de ameaça é aquela patricinha que compra a Capricho e "não quer perder nenhuma novíssima novidade nova", mas que mira no rico papai desta que usa o mesmo PC para homing-bank ou então para faturar o blog dela. Alguns são tão mal bolados ou deferem de tantos erros grotescos, que o nosso Spam-Assassin (quando vem pelo email principal do RobsonB) exibe notas rechonchudas de mais de 10 pontos (SPAM é marcado como email pontuado acima de 5 pontos) e nem nos retorna a mesma.

spam2

Cartões de felicitações enviados por pessoas indeterminadas… Fernanda Gata pra mim, é a minha esposa (FernandaB), mas nem de longe o email dela é noreply-orkut@google.com… no link, sugestivo como sempre, a marca da "PlayBoy" para tentar enganar algum trouxa que aponta um arquivo ".SCR"… faz par com o primeiro no rodapé de perigo dos spammers. Não bastasse receber esse lixo diariamente, o spammer é tão sem sal que deve ter baixado de algum site tudo pronto e deveria ter aproveitado e usado um corretor de escrita embutido, pois alguém que escreve "esquesi"…

Caso 2 – Tendências otimistas ::

spam3

Esse, entretando, é mais novo – e me motivou a escrever aqui -, veio mirado no email do provedor (que até então nunca tinha divulgado, mas a Brasil Telecom aparentemente se encarregou de distribuir por mim) e supostamente foi enviado por mim mesmo (?). Essa técnica de se replicar como outra pessoa ou o próprio recipiente é mais chata, por que bloquear um "noreply" é moleza, mas bloquear você mesmo se torna complicado…

A novidade deste spammer é seu grau de refinamento e cara-de-pau, inseriu certamente um modo de executar o keylogger ou trojan vírus a partir de código de HTML no site e sequer criou o link na mensagem, fazendo o trouxa ser 2x trouxa em "copiar e colar no navegador".

Não se trata de preguiça em criar um link, mas sim uma impossibilidade, o software que ele usou enviou as mensagens como TEXTO, inutilizando os links. Sabe o que é PIOR nisso?? Conheço gente que, me perdoem, seriam estúpidas o bastante para realizar o processo e se auto-infectar. A estes, depois de todas as VISÍVEIS coisas erradas (sem nome, por exemplo, usando "o seu" email, sem links…), espero que resolvam os problemas advindos em seu computador (que vai abrir janelas sozinho, etc), com a mesma criatividade com que copiaram e colaram o código.

Lado bom desse tipo: uma mensagem em texto é 1/10 menor que uma HTML com a mesma mensagem, o que significa que se recebe 10 SPAM por dia no seu email, se forem desse tipo vai levar para vir as 10 o tempo de receber apenas 1 SPAM feito em HTML… sem mencionar que não terá link, imagens nem nada, isso é ÓTIMO!

Não bastasse isso tudo, ele criou um site pra isso, gastou tempo com a manutenção do mesmo, ou seja, DEU TRABALHO pro desgraçado que fez esse SPAM, por isso, eu admiro esse cara e espero que todos sigam essa tendência, de ralar para fazerem as coisas, mandarem um arquivo pífio (em relação aos outros) que eu deleto e nem vejo.

Caso 3 – Marketing Pró-Ativo ::

spam4

Da lista de spammers conhecidos, nenhum é mais chato que um spammer de verdade, reconhecido e autêntico. Este, diferentemente (em partes) dos demais, mirou meu email principal e mais protegido com uma oferta que pelos links pareciam REAIS, apontando para o site verdadeiro.

Não sei qual a graça de se mandar spam por uma empresa ‘conceituada’ como a Compujob, que está a ANOS no mercado, mas com toda certeza, semana após semana manda propagandas que nunca foram solitadas através de um serviço de spam.

Eu JAMAIS compraria de uma empresa que realiza essa prática dolorosa aos seus possíveis clientes. Afinal, uma empresa que recorre ao SPAM para vender, deve ter conceitos similares de integridade, honestidade, preocupação e legitimidade no momento de realizar uma eventual garantia ou suporte…

Estou errado em boicotar esse tipo de empresa?! Então quantos emails nesse perfil você recebeu da Coca-Cola? Ou da Chevrolet então? Microsoft? Nenhum, né?! Isso por que eles não precisam recorrer a isso. E se eles que são GIGANTES não precisam disso para vender e vencer a concorrência, POR QUE DIABOS VOCÊ PRECISARIA?!

Uma empresa CHATA pra caramba é a Editora Abril, embora eu até goste de algumas de suas publicações, o setor de marketing pró-ativo da Abril é realmente incomodativo. Ao participar de uma promoção, não ganhar nada, não saber quem ganhou e começar a receber 5~6 emails POR DIA deles das diferentes publicações e retornar pedindo para ser excluído da lista, não obtive sucesso, jogando eles na longa lista negra e ficando em paz… eles são realmente CHATOS e persistentes, e com isso ao invés de realizar uma venda, eles AFASTAM os clientes com tanta voracidade.

Caso 4 – Promoção Imperdível de Ações ::

credit

Marketing Multi-nível é passado… MESMO. A moda é vender e comprar ações que "hoje não valem nada, mas quarta que vem vão valer o triplo!". tsc tsc tsc… a troco de quê teria uma alma tão caridosa no mundo que me mandaria uma chance de enriquecer gastando 100 dólares?! Esse tipo de golpe é batido e está cada vez mais imersivo na Internet. Como o Spam-Assassin mataria ele de primeira, eles se usam de IMAGENS para colocar o texto escrito… isso atrasa ainda mais o recebimento do lixo. É terrível.

Não bastasse isso, eles usam "endereços de email randômicos", que criam um "trvdjhfi@eifbif.com", tornando a lista negra inútil. Em vez de bloquear o YouTuBe com a justiça, eles deveriam ir a cata internacional com a mesma vontade e BANIR esse tipo de coisa do cyber-mundo.

Caso 5 – E-mail burro de carga à prova de balas ::

bol_anti_spam

E, agora, para finalizar, este que deve ser o campeão… dos que eu uso, enquanto o Yahoo! não me oferece qualquer problema (baixíssimo recebimento de spam), o antigo endereço do BOL (que se tornou UOL) estampa alegremente o serviço ANTI-SPAM mais INÚTIL do mercado. Deveriam considerar que o usuário não quer propagandas obrigatórias de revistas associadas, de viagens, de carros ou qualquer outro tipo de AUTO-SPAM. O usuário não deve querer também comprar passagens da TAM ou de agências de viagens, ou vinhos… mas receber o lixo do UOL não é suficiente, de cada 10 mensagens, pelo menos 8 são SPAM nessa caixa.

O BOL deveria trocar o banner de ANTI-SPAM por AUTO-SPAM ou SPAM-MAGNETIC, tamanho o nível de SPAM recebido (20 de 23 mensagens em apenas 5 dias). Por isso, também, elegi o BOL o PERFEITO email burro de carga a prova de balas. Loucura? Não. Esse email não é usado por NENHUM amigo meu, logo, sei que tudo que cai nessa caixa é SERVIÇOS da web. Estes se identificam de maneira LINEAR, como o YouTube, e como no geral não são coisas tão importantes posso me dar ao luxo de abrir semanalmente a caixa e deletar tudo.

A vantagem nisso está em se deixar minar UM email, enquanto o endereço que você usa para contatar pessoas fica protegido das trocas que os sites fizerem entre si… esse é o que vai no preenchimento de sites…

O que pensam os políticos brasileiros sobre o SPAM? ::

Leia o que pensa o Deputado Ronaldo Vasconcellos, pelo meiobit.com.

O deputado acrescentou que o spam que contenha apenas informações comerciais ou propaganda não compromete o ambiente virtual da internet e, por isso, ele não vê razão "para que o mero envio da mensagem seja tratado como infração".

Esse é o exemplo dos políticos nacionais, que denotam a preocupação e a representação da população no meio político. É na base do ACHISMO sem fundamento algum, nem mesmo (principalmente) técnico. Enquanto países mais evoluídos e do chamado primeiro mundo implementam diversas regras para a quebra desse tipo de prática, considerando invasiva e cara (talvez por que aja mais gente online e, conseqüêntmente, maior tráfego desse lixo), por aqui é na base do "vai levando"… recebe, apaga e tá tudo bem… se depender dos políticos, nunca teremos o fim do SPAM.

Extensões a cuidar ::

Embora seja possível até mesmo encriptar um vírus em uma imagem JPEG, isso é raríssimo de se ver. Os Spammers se prestam a mandar links de arquivos diretos, no geral com uma dessas extensões:

*.CMD – *.SCR – *.EXE – *.BIN – *.COM – *.BAT

Ao passar o ponteiro do mouse sobre o link e, ao final dele, estiver uma dessas extensões, NÃO clique.

Conclusão ::

Bom, enquanto o governo não faz nada, os provedores em si não fazem nada, o que posso recomendar é o seguinte:
NUNCA ABRA esses emails… se possível (a quem usa POP3), BLOQUEIE acesso a imagens externas.
• Ao receber SPAM com o pop-up do OutLook, delete ALI MESMO, no "X", evita abrir a mensagem.
NUNCA CLIQUE em nada… se por curiosidade, lembre-se, não há o prometido do outro lado.
• Mesmo que gratuitos, use serviços internacionais de email, estão melhor equipados e levam mais a sério a prática contra o SPAM que os locais, infelizmente. (ex: Yahoo!, Hotmail, GMail…) • NUNCA RESPONDA um email desses… dê por certo que o email de fachada para reply não existe.
NUNCA CLIQUE EM "SAIR DA LISTA"… é um truque sujo para verificar que a sua conta está em dia e que alguém a lê.
• Se possível, tenha um email para serviços SEPARADO do seu email pessoal.

Serviço de email de provedores, use o MÍNIMO possível, primeiro por que estará se prendendo a ele indefinidamente e no caso de troca, é ruim… e também por que não são eficazes na luta contra SPAM.

No caso de lhe darem uma saída "manual", para criar uma lista negra que em muito não é o bastante pra onda atual de SPAM, certamente estarão lhe dando SPAM (como o querido BrTurbo) aparentemente vendendo listas de email quando na realidade não se usa ele, trazendo exclusivamente LIXO. E mesmo quando há soluções, em vez de implementá-las para poupar o usuário de um serviço que já é pago (contra os outros GRATUITOS), eles se propõem a VENDER as mesmas, como "pacotes de segurança", tornando ainda mais caro e desconsiderável o uso do serviço em questão. Ou seja, em vez de banir o problema, querem LUCRAR com ele, fugindo das empresas Internacionais de mail-account.

Dos SPAMs mesmo, não pratique… repassar UMA apresentação em uma semana por que achou legal ou um video interessante, é uma coisa, mandar 4 por dia é outra, ABOMINE o uso de "encaminhar pra todos", essa prática denota que o assunto em questão é "bonitinho" mas fútil, por que não se enquadra pra ninguém. Não repasse correntes "se não dá azar" em 1 hora, é uma besteira que entope a caixa de email alheia.

No caso de quem, como eu, usa POP3, pode ser traduzido como lentidão no recebimento, pois em meio ao SERVIÇO vem imagens, videos e apresentações e, ao final dessa, um "repasse pra todos AGORA e mude sua vida ou tenha azar no resto dela"… Se fosse verdade, o cara que passou e foi "premiado", não saberia que não mandando ele teria azar… ou então, ao receber DUAS, teria azar DUPLO!

Publicado no Projeto OnBoard em 09/01/2007