E ele está chegando

RobsonB "Kratos" Ele, Kratos, o Deus da Guerra, no desfecho da trilogia do aclamado God of War® (GoW), que iniciou sua jornada épica no PlayStation 2 (PS2), em 2005, criado originalmente por David Jaffe, o mesmo David do também aclamado pelo público e crítica Twisted Metal – este mais famoso uma década atrás, ainda no primeiro PlayStation.

O espartano, no GoW3, chega logo após o box “collection” ao PlayStation 3. O relançamento dos dois primeiros jogos aplica uma boa polida nos gráficos deles para o hardware mais poderoso do console mais moderno da Sony. A série se projetou sendo considerada como o melhor jogo do segundo console da Sony, em God of War 2 (GoW2), mas tem o seu primeiro título juntamente entre os 10 melhores jogos do videogame, ao lado de famosos como Gran Turismo e Shadow of the Colossus.

Para este ano, o GoW3 não apenas conclui a história original de Kratos, mas também deverá apresentar outros itens que permanecem quase ocultos na série, como já visto superficialmente no vídeo “Birth of the beast” (“Nascimento da Besta”, em tradução direta, presente nos extras do primeiro GoW). Nele, o irmão de Kratos, ainda sem nome, é cogitado como um possível chefe no terceiro jogo. Tenho dado bons palpites como jogador e levo fé de que o revelado irmão do espartano não deve estar ali, não agora, ou será apenas apresentado de maneira mais formal,para que seja ele a continuação da série como um todo.

Se sabe de certeza que a série não se encerra no terceiro jogo, apenas a trilogia original.

God of War deverá ser presença marcante no Video Game Awards (VGA), o Oscar dos jogos, levando certamente várias estatuetas. Entre elas, creio que é forte candidato a “melhor trilha sonora original” e, uma estatueta que importa mais para quem joga, a de “título mais antecipado do ano”, visto que a SCE Studios Santa Monica (a empresa da Sony que criou todos os jogos da marca God of War, incluindo o GoW3) está dentro do prazo previsto e matando a sede dos jogadores com vídeos novos rigorosamente nas datas prometidas. Quando se poderá ir para o aguardado final do jogo? Dia 16 de março de 2010 para região 1 (EUA, a mesma que a nossa no PS3, embora não aja trava de região para o console).

Vale a pena comprar? Se você possui um PS3, é certeza que é um título quase obrigatório. Porém, se você é realmente um fã, procure um pouco mais, não compre nem o collection e nem o Pandora’s Box (que traz GoW3, um documentário, trilha sonora em CD, álbum de heavy metal e demais itens). Assim como ocorre com os filmes, você poderá comprar a trilogia toda em um box só, o “Ultimate Trilogy Edition”, um box que traz uma caixa de pandora mais detalhada, contendo GoW3, o Collection (Gow1 e Gow2 em HDReady com suporte para troféis, em um único disco), conteúdo adicional (via PSN*), Combat Arena com 7 desafios, algumas roupagens adicionais para o Kratos, Bônus sonoro especial, trilha sonora da trilogia (3 CDs), o álbum de Heavy Metal "God of War: Blood and Metal EP" (via PSN) e mais uma penca de itens "menores", como o artbook. Por enquanto, o dito box “com tudo” será raro, mas valioso.

Glossário:
PSN* =
PlayStation Network, precisará de acesso a Internet pelo PlayStation 3