Adaptador USB para ligar joypads de PlayStation no PC

Resumo ::

Uns 2 anos atrás, comprei um par de joypads de PS-One adaptados para a porta paralela. Funcionaram por um tempo, mas por serem de baixa qualidade logo começaram a apresentar defeitos. Inicialmente, o joypad na paralela funciona BEM sozinho, mas com duas pessoas jogando frenéticamente a coisa fica mais complicada e um dos joypads simplesmente perdia respostas, deixando a diversão comprometida, especialmente em jogos mais rivalizados head-to-head (um contra o outro).

Então parti atrás de algo que não tinha a venda em NENHUMA loja local e, na única que poderia ter estava em falta sem previsão de vinda. Um adaptador para ligar meus joypads de PlayStation no meu PC – o 520 -, algo muito superior ao joypad adaptado por me deixar com uma variedade de opções maior. Agora, vamos ao review para saber se vale a pena ter os joypads ligados ao PC por um adaptador?

capa

O produto ::

Comprado no Mercado Livre de um fornecedor próximo, optei pelo modelo mais difícil de ser encontrado lá, o preto abaixo. Me simpatizei visualmente mais com este que com o azul ofertado por outros.

capa_frente[1]capa_verso[1]

Vindo pelo SEDEX levou apenas 2 dias para chegar intacto nas minhas mãos. Custa em torno de 30 reais (com o frete) e você precisará ter os joypads a parte. A quem já tem um PlayStation, que é meu caso, se torna vantajoso usar os mesmos joypads do video-game no PC a um custo tão baixo. Vale lembrar que modelos similares de joypads, como os da LeaderShip, custam facilmente o dobro do valor deste tipo de adaptador nas lojas de informática.

adaptador

Já desembrulhado, esta acima é a peça. São 60cm de cabo, preparado para USB 2.0 e dois soquetes fêmeas para joypads do PlayStation (seja do PS1 ou PS2). O acabamento é surpreendente, relembra em muito uma parte original da própria Sony Computer Entertainment (SCE), desde o formato do soquete, o detalhe do Y e a espessura/textura do cabo em si.

soquete[1]usb1[1]

Por se tratar de USB 2.0, naturalmente os joypads respondem BEM.

O Joypad do PlayStation 2 e a ligação com o adaptador ::

Já havia falado anteriormente, no final de uma matéria, sobre o DualShock2 que acompanha o PS2 (ao menos meu V9 SCPH-50001) é o melhor joypad que tive acesso até hoje. Boa empunhadura, analógico emborrachado, vibração intensa, é um daqueles controles que você simplesmente não poderia comprar "similar" para um computador, daí partiu minha busca pelo adaptador. A quem possuir este tipo de joypad, certamente o investimento do adaptador para USB se fará pequeno e se tornará um negócio vantajoso pelo que oferece.

controle_ps2r[1]conector_ps2[1]

Naturalmente o que ronda a cabeça depois de tantas enjambrações vistas sobre usar controles de PlayStation no PC até hoje, eu tinha receio de como seria o encaixe do controle com o adaptador, se seria firme e seguro ou, como no caso da paralela em que os controles foram amputados do conector original e lhe inseriram por solda uma conexão direta o PC em que o movimento do fio quebraria a solda com o tempo, isso se os L e R do fraco controle branco do PS-One não cedessem antes.

conectores[1]conectado[1]

É incrível, como falei no começo, parece até uma peça original da própria Sony, o encaixe é algo absolutamente perfeito, tal qual o do video-game, mas ainda mais rígido. Nas imagens acima é possível notar que as peças são muito similares (foto 1) e o encaixe se dá perfeitamente (foto 2).

Seu resultado final deverá ser como na imagem abaixo:

resultado

O que faltava, não falta mais. E isso por um preço realmente acessível. Onde seria possível conseguir um joypad como o de cima para PC por apenas 30 reais? Com vibração e analógico funcionais.

O software para vibração e a instalação::

Simples e funcional, de verdade. Como todo produto plug-and-play, o adaptador foi reconhecido pelo Windows XP SP2 de imediato e o joypad ao conectar na USB pelo adaptador já estava pronto pro uso após poucos segundos. Nas vezes seguintes, com tudo instalado, é instantâneo, no estilo plugar e jogar literalmente.

disco

Para ser reconhecido como um legítimo joypad de computador, basta instalar os programas que vem no mini-CD, após conectar o joypad no adaptador e este na USB do seu computador.

cd

Na dúvida sobre qual instalar, basta ler no verso da caixa para saber qual o modelo apropriado (PU 120T), ignorando os demais. Feito isso, é só diversão com o melhor joypad do mundo*! – (* minha opinião pessoal)

Feito isso, ele consta nos "Controladores de jogo" do próprio Windows com um "OK" no status.

controlador

Clicando nas propriedades, pode-se testar diversos itens dos joypads, como mover os eixos de ponto dos analógicos e a intensidade da vibração:

property_function

Mas para isto, o controle conectado deve possuir estes recursos. Movendo as setas do direcional digital na tela de vibração, se controla o lado da vibração.

property_vibration

Vantagens ::

O adaptador USB tem vantagens sobre os joypads adaptados para paralela ou mesmo joypad de PC:

  • Permite usar 2 joypads BONS de verdade, e não os fracos do PS-One;
  • É possível usar recursos avançados. como analógico, tapete ou volante* do Play;
    * para usar o volante, há de se ter o adaptador apropriado, não sendo este em questão, mas já é possível usá-lo.
  • Dá acesso a vibração (DualShock) em jogos que permitam isso, inclusive os novos de PC;
  • Caso um joypad falhe, você o substitui, mantendo o adaptador (reduz gasto a longo prazo).

Sem mencionar que se o proprietário possuir um PlayStation, deve estar extremamente acostumado aos seus joypads, tornando mais fácil e ágil a passagem para os jogos de PC.

conectado520r

Os jogos top de linha mais recentes, de 2005/2006 para cá, permitem usar o DualShock e o analógico, tornando a imersão mais interessante. É incrívelmente mais divertido jogar NFSMW (Need For Speed Most Wanted) com estes recursos, por exemplo, que usando o teclado/mouse.

No caso dos emuladores é evidente, qualquer pessoa que tenha tentado jogar Donkey Kong Country (SNES) no ZSNES utilizando um teclado como dispositivo de entrada penou em algumas fases devido a limitação de apertar apenas 3 teclas ao mesmo tempo. Usando o joypad do PlayStation com o adaptador para USB, essa limitação desaparece, permitindo que se jogue intensamente, com uma empunhadura melhor (ou acha o joypad do SNES melhor que o do PlayStation?!). Dá até para pensar em coisas mais "complexas", como jogar N64 no PC com o devido emulador se usando do analógico tal qual no console original.

snes_controlcontrole_ps2r[3]

Usando analógico e vibração – vídeo ::

Fiz – com a ajuda de FernandaB, minha esposa – um rápido vídeo para mostrar em uso o NFSMW com o controle em mãos, sem truques. Naturalmente, não estava jogando em si, mas mostrando o quão fiel pode ser a resposta com o analógico e a vibração intensa que faz o joypad se mover na mesa ao bater o carro no jogo (detalhe que ocorre também ao sair da pista).

Não gravei nem fotografei com emuladores, mas usei no ZSNES e é uma perspectiva BEM diferente jogar um Mortal Kombat ou Street Fighter 2 com os joypads de PlayStation. Jogos de aventura ficam mais fáceis e divertidos, mesmo sem o analógico ou a vibração.

Conclusão ::

nota

Para quem curte um bom jogo de PC ou ama emuladores e possui um PlayStation – independente de modelo -, este item é um must-buy, quase obrigatório de se ter em mãos.

Muito superior aos controles comercializados para PC que imitam os joypads de PlayStation, melhor que os de Playstation adaptados, o adaptador não lhe tira um controle, mas lhe dá mais uma opção para uma ótima jogatina com seu modelo favorito.

Permite abusar dos recursos do joypad do PlayStation quando o jogo permitir, enriquecendo a experiência de jogos.

É mais afinado e responde melhor que os modelos adaptados diretamente para a USB (controle adaptado).

Vale a pena comprar!

 

Links recomendados ::

Lista do Mercado Livre (preço médio de R$ 15,90 a R$ 29,99 + frete)

Site ZSNES

Publicado no Projeto OnBoard em 25/11/2007